quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Bolo de Nozes...hummmmm!

Bonjour!
Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência muito boa que tive aqui na Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha – CUT, com a turma de gastronomia matutina do semestre passado.
Uma das primeiras atividades que realizamos foi a Receita de Família, onde propusemos aos educandos a elaboração de um prato, seja doce ou salgado, que reflita um pouco das experiências gastronômicas familiares, algo que quando preparado lembre a casa da vó, um momento de confraternização, de memória ou mesmo de um dia de trabalho. Vocês já podem imaginar quantas receitas, histórias e contos apareceram. Os educandos têm origem em diversas cidades brasileiras, de Pombal - PB a Ijuí – RS, alimentados por migrações e intercâmbios culturais transformaram esta atividade em um grande mosaico aromático.
Entre tantas delícias compartilho com vocês um Bolo de Nozes, receita da educanda Irene (Pouso Redondo – SC), com influências da colonização italiana do Vale do Itajaí. O mais incrível deste bolo é a utilização de um caramelo no preparo da massa, proporcionando uma cor e aroma muito característicos. Vamos à receita.

Bolo de Nozes

Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de açúcar para o caramelo
1 xícara (chá) nozes picadas
½ xícara (chá) de leite
4 colheres (sopa) de manteiga
4 ovos
1 colher (sopa) fermento em pó químico

Modo de preparo:
1. Bata as gemas com o açúcar e a manteiga, até a mistura ficar cremosa;
2. Faça o caramelo levando ao fogo o açúcar até que ele derreta completamente e obtenha uma coloração de caramelo claro (cuidado para não queimar). Este processo é rápido e fácil, caso não acerte de primeira é só recomeçar;
3. Retorne ao creme de gemas, açúcar e manteiga. Continue batendo e adicione o caramelo aos poucos;
4. Acrescente a farinha de trigo, intercalando com o leite;
5. Misture, sem bater, as nozes e o fermento;
6. Por último, incorpore delicadamente as claras batidas em neve;
7. Despeje a massa em uma forma de furo (aquelas de pudim), untada com manteiga e farinha de trigo;
8. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 30 minutos, o que pode variar de acordo com o seu forno.
Dica:
·     Deixe para bater as claras no momento de acrescentá-las a receita, isto garante que elas proporcionem com mais eficácia o volume e o aspecto aerado desejado.




Com isto, trazemos para o curso os saberes já acumulados que o grupo possui, construindo a partir desta vivência conexões com os temas a serem abordados. Pois o processo educacional deve ser uma troca entre professor e aluno, ignorar o conhecimento empírico é ignorar o próprio conhecimento.


Será impossível comer uma só fatia! Lanço o desafio!



Bon Appétit!

Beijos

Pri ;)

2 comentários:

Vamos adorar ler seu recado!!