quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Torta de Frango com Alho Poró e Palmito

Oi pessoas, tudo bem?
 
Fazia tempo que eu não passava por aqui com uma receitinha, né? É que estou numa "dieta", na verdade, uma reeducação alimentar, portanto, minha alimentação, pelo menos de segunda a sexta, é comer de três em três horas... aquelas coisas saudáveis...
 
Mas, fim de semana tive visita em casa e aí não tem como não preparar algo, digamos, mais calórico, né?
 
Fazia tempo que eu estava com vontade de comer torta de frango com massa de liquidificador. Fui atrás de uma receita e achei esta AQUI, com o sugestivo nome "Torta de Frango Cremosa da Aline". A receita, além de prática, traz dois ingredientes que a tornaram mais gostosa: creme de leite e parmesão. O recheio eu fiz do meu modo.
 
Vamos fazer? (receita para oito pessoas)
 
RECHEIO
 
Ingredientes
 
- 1 Kg de peito de frango
- 1 talo de alho poró cortado em rodelas
- 3 tomates cortados em cubinhos (utilizei tomate italiano enlatado)
- 1 cebola grande cortada em cubinhos
- 4 dentes de alho cortado em lâminas
- 4 talos de palmito picadinhos
- 1 xícara de cheiro verde
- 1 caixinha de molho branco pronto
- 1 copo de requeijão
- sal à gosto
- pimenta do reino à gosto
- azeite de oliva à gosto
 
Modo de Preparo
 
Coloque o frango em uma panela com água e sal e deixe ferver até que o frango esteja cozido. Após, o desfie e reserve. Aqui vai uma dica: a água em que o frango foi cozido eu reservei para temperar o refogado do meu frango.
 

 
 
Na mesma panela em que o frango foi cozido (sem lavar mesmo, para ficar com mais gostinho de frango), refogue a cebola e o alho.
 
 
 
 
Quando as cebolas já estiverem murchas, adicione o alho poró e refogue, até que amoleçam.
 
 
 
 
Após, coloque os tomates, o frango e um pouco daquela água reservada e deixe cozinhar por uns quatro minutos.A quantidade exata da água eu não marquei, pois ia colocando aos poucos, contudo, usei o suficiente para apurar o refogado e não deixar o recheio líquido... ficou somente molhadinho, não como se fosse um ensopado de frango.
 
 
 
 
Feito isso, acerte o sal, adicione pimenta do reino, o cheiro verde, a caixinha de molho branco, os palmitos e deixe cozinhar por mais uns dois minutos.
 

 
 
Desligue o fogo, espere esfriar um pouco e adicione o copo de requeijão e mexa bem para incorporá-lo em todo o frango. O requeijão deixará o recheio muito cremoso. (DELÍCIA) Reserve, e prepare a massa.
 

 
 
MASSA

Ingredientes

- 2 xícaras e 1/2 (chá) de leite
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo 
- 1 xícara (chá) de óleo 
- 100 g de queijo parmesão ralado
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 2 ovos
- 1 caixinha de creme de leite

Modo de Preparo

No liquidificador adicione todos os ingredientes, menos o fermento, e bata, até obter um líquido homogêneo. A massa é bem mole. Se estiver um pouco durinha, adicione mais leite, se estiver muito mole, adicione um pouco mais de trigo. Coloco em um refratário e adiciono o fermento, mexendo levemente para ele deixar a massa bem fofinha e leve.

MONTAGEM

Unte um refratário/forma grande com margarina e farinha de trigo. Coloque metade da massa, após o recheio e por fim, o restante da massa. Se quiser, por cima, adicione mussarela antes de levar ao forno.


 
 
Deixei 50 minutos no forno a 180º (o tempo pode variar para cada forno, então, quando a parte superior estiver douradinha, já é hora de desligar).
 

 
 



Ficou suave, leve e muito macia. Super aprovada esta massa! Será, para sempre, minha massa de torta de liquidificador!

E aí, gostaram?


Beijos,


Aline

2 comentários:

Vamos adorar ler seu recado!!