terça-feira, 27 de novembro de 2012

Formatura do Curso de Gastronomia e Identidade Cultural - CUT

Oi pessoas, tudo bem? 

Hoje vou mostrar para vocês um pouco do que foi o jantar de formatura dos alunos do Curso de Gastronomia e Identidade Cultural da CUT, unidade Ponta das Canas.

É o segundo ano que sou convidada a participar e fico sempre muito feliz e surpresa com a qualidade dos pratos apresentados.

Este ano a inspiração foi o mês da Consciência Negra, trazendo para a nossa realidade pratos elaborados com a base alimentar dos nossos ancestrais.

A educadora Maria Carolina Nicácio resume o curso nessas palavras: "A gastronomia é uma arte, pois esta une todos os valores, códigos, histórias e emoções dos povos em um alimento que irá nutrir o organismo e o conhecimento. Por isso a importância de um curso que se utiliza dos saberes vividos dos educandos e traz para a realidade, fazendo com que a Educação Integral realmente aconteça. É a acumulação de saberes junto à teoria e a técnica do curso, além das questões sociais, que se transforma em pratos tão bem elaborados como estes que estão descritos neste post."

Foram elaborados três pratos: entrada, prato principal e sobremesa. As mesas tinham como apoiador de prato folha de bananeira... achei super adequado e original.



A entrada foi Canapé de Quilombo, que consiste em pão, filé de pescada sob cama de creme de milho, embebido em azeite aromatizado com coentro.


Eu amo creme de milho. Prato pouco explorado, mas que para mim é o melhor acompanhamento para um churrasco. Este estava mais pastoso dos que eu faço, até porque a proposta era realmente esta. O peixe cozido e temperado com esmero e o toque final, que para mim foi o diferencial foi o azeite aromatizado. Jesus...  muito bom. Preciso urgente da receita!!!

O prato principal foi Camarão ao Creme de Moçambique acompanhado de Cuscuz com Quiabo


Olha, quando vi a descrição do prato fiquei com medo pois a pessoa aqui não gosta de quiabo... quer dizer, não gostava... estava totalmente diferente de todas as vezes que já provei essa iguaria... Amei e super casou com o a maciez e suavidade do sabor do cuscuz. O camarão levava abóbora, ingrediente que deixa super saboroso os molhos feitos com este crustáceo. Apimentado na medida e muito bem cozido. Mais uma vez, o molho apimentado fora "mascarado" pelas características dos cuscuz. Muito bem harmonizado os ingredientes.

E para finalizar, a sobremesa: Quindim de Morango.


Uma releitura daquele doce amarelinho e super adocicado vendido em nossas padarias. Não curto muito quindim, pois não curto coisa doce. Mas, sabendo que, além de morango a receita também levava limão e coco, minhas três frutas prediletas para sobremesas e sorvete, super me animei. Estava doce na medida e tinha um azedinho do limão que fascinou (torta de limão é uma das minhas sobremesas favoritas) A massa sucrée estava muito gostosa. E as lascas de coco davam a crocância necessária para quebrar a maciez do quindim. Fechou com chave de ouro!

Esses são os queridos educandos. Muitos, antes do curso, não tinham experiência com a cozinha. Muito bom ver a superação das pessoas.



Obrigada mais uma vez pelo convite. O Gastronomia e outras folias estará sempre a disposição.


Beijos,



Aline




Um comentário:

  1. Hahaha tentei imaginar tua cara lendo "quiabo". Geralmente as pessoas não gostam dele, tadinho. Eu adoro.
    Parabéns para os formandos!
    Bj

    ResponderExcluir

Vamos adorar ler seu recado!!