quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Les Fermes de Gally - A Horta do Rei!

Bonjour,

E que bom dia mais gelado por aqui... O Outono acaba de chegar e o frio europeu já se faz presente. Mas, isto não é motivo para ficar dentro de casa! Domingo fiz um passeio diferente, nada de museus, restaurantes ou feiras. Trata-se de uma experiência muito interessante para um amante da culinária ou mesmo um programa para realizar em família. Les Fermes de Gally, uma grande horta que está localizada ao lado dos Jardins de Versailles, é tão pertinho aqui de casa que fui a pé. O lugar existe desde o século XI e já representou um importante abastecedor agrícola para Paris. Luis XIV, durante seu reinado, engloba as terras de Gally ao Château de Versailles e então o local passa a ser conhecido como a "Horta do Rei" e foi por muito tempo...


Pomar de Maçãs
 


Atualmente é aberta ao público, você entra escolhe seu carrinho de mão e vai à colheita! Isso mesmo, você escolhe os produtos, colhe, higieniza e no final passa na balança e paga. Para as crianças é algo incrível para conhecer a origem dos alimentos e manter esse contato com a terra.


Outro ponto interessante é a atenção aos produtos da estação, as placas pela propriedade indicam o que você pode colher e existem espaços que não podemos visitar porque ainda não é o momento de colheita.


 



Também encontramos variedades de produtos muito antigos, como uma espécie curiosa de tomate que no formato lembra um pimentão.


 Não preciso nem dizer a qualidade especial que os produtos possuem, ainda mais para nós brasileiros que somos envenenados por litros de agrotóxicos em nossa alimentação. Para saber mais sobre o uso de  agrotóxicos e os impactos causados na sociedade, assista ao documentário "O VENENO ESTÁ NA MESA" de Sílvio Tendler (Brasil - 2011). Este vídeo foi tema de um dos debates do '8 édition Brésil en Mouvementes', que ocorreu em Paris entre os dias 3 e 7 de outubro.
E todo este trabalho educativo de alimentação, história e cultura, começa nas escolas da região. Desde cedo os alunos são levados à visitas na horta, há poucas semanas foi a colheita da maçã. Os alunos de apenas 5 anos foram em Gally, colheram as maçãs e depois realizaram uma torta na escola (que em breve também farei aqui para vocês).

Morangos - Plantação suspensa.

Morangos - Plantação suspensa

Couve de Bruxelas 

Tomate Cereja


Colheita de Maçãs








Espero que tenham gostado!

Bisous


Pri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos adorar ler seu recado!!