quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Equilibrium... porque nem tudo que é bom faz mal!

Oi pessoas, tudo bem?

Receber convite para conhecer novas opções gastronômicas na nossa região é uma delícia... imaginem agora sabendo que os produtos oferecidos tem como público alvo pessoas com restrição alimentar? 
Já mencionei o quanto isso me afetaria se descobrisse algo do gênero. Amo comer de TUDO. Além disso convivo com uma amiga que tem intolerância a lactose e sei da dificuldade que é aliar boa comida com essa restrição.

Pensando nesse nicho de pessoas, o casal Cintia e Marco Aurélio abriram a primeira forneria de Santa Catarina e a segunda do Brasil com produtos sem lactose e sem glúten... repito, TODOS os produtos. Desde o pão à cerveja.



Numa noite de quinta-feira nos deslocamos até o bairro Santa Mônica para conhecer a casa. Claro que sempre há receio quanto ao sabor de alimentos onde os ingredientes fundamentais são trocados.
Embora acompanhando o convite tenha vindo três produtos da casa para experimentarmos, com a  correria do dia a dia não foi possível, então, tudo que iríamos provar seria novidade!
Nossa primeira prova foi o "Pão Carioca", que tem como base feijão preto. Nossa, amamos a textura e o sabor. Sem contar o quanto era leve. Este foi o produto preferido da Cyntia.

O padeiro da casa, Roberto, nos explicou o funcionamento de alguns ingredientes que eram usados na substituição. Além disso confirmou o número que mais da metade da população brasileira sofre com algum tipo de restrição alimentar, afirmando que o ser humano é o único mamífero que depois do desmame ainda continua ingerindo o leite.... sabe que nunca tínhamos parado para pensarmos nisso?

Pão Carioca
Pois bem, depois de mais um tempo, o Roberto passou novamente, agora com um pão clarinho: "Pão de Laranja". Na massa continha uva passa. Um pouco mais doce que o primeiro e muito mais leve. Perguntamos o que era usado na massa para ela não ficar "abatumada", o que nos foi respondido que era usado uma "fermento reforçado".

Pão de Laranja
Deixando a degustação volante de lado, nos dirigimos à mesa principal onde havia mais opções.





Um dos aperitivos que nos chamou a atenção foram os "Grissinis", que lembram muito aqueles biscoitos de polvilho e que servem muito bem como acompanhamento para uma cerveja gelada... Há também a opção desses Grissinis com a ponta de chocolate.

Grissinis
O produto preferido da Aline foi a "Cuca de Banana", simplesmente perfeita. Muito melhor que as preparadas do modo original. Molhadinha, docinha... ai um café preto quentinho para acompanhar!

Restos de uma cuca deliciosa...
Provamos também algumas pastas, também livre de glúten e lactose. Grão de bico, queijo tofu e tomate seco são algumas das bases para o feitio.


A casa tem uma estrutura intimista. Lugar ideal para tomar um café. Charmosinha, em todos os lados há detalhes fofos.










Ah, não pensem que o lado líquido da coisa foi esquecido! Opções de cafés, sucos e até mesmo cerveja sem glúten!

Bom, a cerveja, embora não contenha glúten é bem salgadinha... R$ 19,00 uma long neck.


Suco de Abacaxi com Hortelã, sem açúcar - Leve e refrescante.
Além dos produtos feitos pela Equilibrium, lá você também pode achar produtos industrializados também voltado para o grupo de pessoas com restrição alimentar.


Conversando com a proprietária Cintia, esta nos informou que a casa foge do convencional, não oferecendo somente o pão, bolos. Além disso também oferecem brownies, cupcakes, tortinhas, pães recheados, quiches, sanduíches...



Na parte externa da casa, atrás, há a horta da casa, sem agrotóxico, de onde saem muitos ingredientes para o feito dos produtos. Além disso, há um parque infantil, onde as crianças se divertem enquanto os pais colocam o papo em dia.





Ficamos muito felizes em saber que a parcela da população que tem restrição alimentar tem à sua disposição produtos gostosos para incrementar e não sentir o impacto dessa restrição no seu dia a dia.

Ah, o blog já fez uma receita de bolo de cenoura sem glúten e sem lactose. Clique aqui para aprender!



Beijos,


Aline e Cyntia



Equilibrium Forneria do Pão

Av. Madre Benvenuta, 1690, Santa Mônica, Florianópolis-SC
Telefone: 48 4009-3452 e 48 4009-3453
www.equilibriumforneria.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos adorar ler seu recado!!