quarta-feira, 10 de abril de 2013

Angus Premium Dijon, o novo sanduíche do Mc Donald's!!

Desde que ouvi e vi a propaganda do novo sanduíche do Mc Donald's com sotaque francês, minhas lombrigas gastronômicas, embora não muito fãs de fast-food, se aguçaram e ficaram martelando "prove, prove, prove...". E assim eu fiz, comi o Angus Premium Dijon!!



Na primeira oportunidade que tive, pedi o bendito sanduíche, que em vista dos outros, é bem grandinho para os padrões Mc Donald's de ser.



Uma mordida, duas mordidas e gostei do troço, acreditam? Gostei mesmo!!! A ponto de querer novamente num prazo menor dos meus três meses que eu dou de intervalo entre um fast-food e outro.


O molho de mostarda de dijon é realmente muito gostoso!

Mas meu Deus... me diga por quê eu fui atrás das informações "nutricionais"? Por que Senhor? 


Vamos para os números assustadores:

Valor Energético - 921 kcal - 46%
Gordura Totais - 57g - 104%
Gordura Saturada - 21 g - 97%
Colesterol - 124 mg - 41%
Sódio - 1859mg - 77%

A porcentagem é com base numa dieta de 2.000 kcal.

Não é assustador você saber que numa única "refeição" você extrapolou a porcentagem de gordura, que o sódio também já está quase sendo extrapolado e que já comeste metade as Kcal necessárias?

Juro... fiquei encucada e CULPADA por ter comido tanta coisa ruim num sanduíche!!

Eu sei que como coisa até mais gordurosa que isso... eu sei... mas isso é pão, carne, queijo e molho!!!! Não consigo visualizar, tecnicamente, um motivo para tanta gordura, apenas UMA fatia de queijo... e o molho de mostarda, é um dos menos calóricos!!!

Não contente, entrei em contato com a assessoria de imprensa do Mc Donald's, pedindo uma explicação para estes números. Limitaram-se, apenas, em comparar certos tipos de alimentos. Estas foram as respostas:

1º e-mail: Perguntei: "Esse fim de semana experimentei o novo sanduíche do Mc. Confesso que fiquei apavorada com o tamanho das calorias (921) e do total de gorduras (101% do necessário). Gostaria de um contato para dirimir minha dúvida: por que tanta gordura e caloria se há apenas, pão, hambúrguer, que diz ser de Angus e UMA fatia de queijo (a parte mais gordurosa do sanduíche, e o tal molho de mostarda."

Esta foi a resposta: "Olá, Aline! O Angus Dijon tem 921,4 kcal e pesa 332g, ou seja, 277 kcal por 100g. Isso está muito próximo de uma omelete de queijo (268 kcal/100g), do queijo de minas frescal (264kcal/100g), abaixo de um bife a cavalo (291 kcal/100g), do acarajé (289 kcal/100g), do virado a paulista (307 kcal/100g),  do file de pescada frita (283kcal/100g)  e bem abaixo do queijo mozarela (330kcal/100g), do salame (398kcal/100g), da sobrecoxa de frango assada (260kcal/100g), da linguiça de porco grelhada (296kcal/100g), da empada de frango assada (358kcal/100g), da costela assada (373kcal/100g), pão de queijo assado (363kcal/100g), farinha de farofa torrada (365kcal/100g), biscoito recheado com chocolate (502kcal/100g), bolo pronto de chocolate (410kcal/100g), do biscoito cream cracker (432kcal/100g), do pastel de carne (388kcal/100g) e da pipoca feita com óleo de soja (448kcal/100g).**
 
No entanto o menu do McDonald's é variado com opções energeticamente menos densas como a Premium Salad Grill ou o Premium Salad Crispy (ambos 75 kcal/100g), menos calóricos do que o arroz cozido (124kcal/100g), por exemplo."
** Fonte: Unicamp
Minha resposta: "Obrigada pelas explicações, no entanto, ainda não me foram dirimidas, apenas um comparativo não irão fazer entender onde está toda a gordura. Você só mencionou calorias e quanto às gorduras? Há na rede Mc algum local para pesar meus lanches?"

A resposta: "Quanto a quantidade de gordura, o Angus Dijon tem 56g de gordura e 332 g de peso, o que redunda em 17,1 g de gordura em 100g. Esta quantidade de gordura é praticamente a mesma de 100g de macarrão instantâneo, com 17,2g para 100g. A mesma quantidade de picanha grelhada tem 19,5g, um pastel de carne frito tem 20g, um omelete de queijo tem 22g, chocolate ao leite tem 30,3 e 100g de castanha do Brasil crua, tem 63,5g de gordura."

Resolvi não perguntar mais nada...porque não era comparação que eu queria. Só serviu para eu cada vez acreditar mais: embora seja gostoso, não vale a pena gastar tanta caloria e gordura disponível no meu dia, apenas num sanduíche feito em série...por isso, continuarei com o meu tempo de me deixar comer fast-food de três em três meses...


Beijos,


Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos adorar ler seu recado!!